" (...)
Cantando amor, os poetas na noite
Repensam a tarefa de pensar o mundo.
E podeis crer que há muito mais vigor
No lirismo aparente
No amante Fazedor da palavra

Do que na mão que esmaga."

Hilda Hilst

Se gostou, volte sempre!!!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MARINA E A TARJA AZUL DOS TUCANOS


“Marina, morena Marina, você se pintou” – diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o “grito da Terra e o grito dos pobres”, como diz Leonardo.
Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?
Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. A ssim decidiram as “famiglias” que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão dixit: Serra deve ser eleito.
Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas “os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz”. Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.
Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão ja mais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.
Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.
“Marina, você faça tudo, mas faça o favor”: não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você “tanto faz”. Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem “esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele”.
Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. “Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”.

MAURÍCIO ABDALLA(1)

[1]Professor de filosofia da UFES, autor de Iara e a Arca da Filosofia (Mercuryo Jovem), dentre outros.

***

Recebi hoje esse email genial da Economista Meire dos Santos Batista, ex-presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais e minha ex-colega da faculdade de Economia na PUC-MG.

7 comentários:

  1. Uma coisa temos que admitir ela cresceu ao nosso olhos, mesmo sem todo o apoio da elite, da mídia e afins, mostrou para o que veio...
    Perfeito texto, eu tb torço pra que ela apoie Dilma, dos males o menor , né!

    Um beijo para a menina Lou

    Erikah

    ResponderExcluir
  2. Não, Marina não escolheu as cores erradas. Verde é sinônimo de esperança. E apesar de lhe pintarem com as cores tucanas, Marina é morena e a sua presença "é branca, verde, vermelha, azul e amarela, é negra", pois Marina representa a biodiversidade. Estratégica ação que "transborda pelas portas e pelas janelas, silencia os automóveis e as motocicletas e se espalha no campo derrubando as cercas". Marina é um projeto para o futuro, por isso mantem "teso o arco da promessa" e "coagula o jorro da noite sangrenta"
    E apesar dos esforços contrários, creio que Marina saberá negar as tarjas (sobretudo as pretas, representativas do luto pela morte do debate político) e representará uma atitude ecoLógica de ação política não-partidária.

    ResponderExcluir
  3. li todo o texto Lou!

    concordo com vc e torçamos porque Dilma não é a candidata de nossos sonhos, mas é melhor te-la como Presidente e a primeira mulher do Brasil na presidência a ter Serra, pq será mesmo nosso mais terrível tormento!

    Parabéns linda adorei o que li!

    bjuuuuuu!!!

    ResponderExcluir
  4. "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"
    Charles Darwin


    Bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  5. ainda bem que você sabe que o retorno do fascismo, sob o nome de serra-psdb, é o pior cenário possível: imposto sobre o trabalho e a produção, redução de gastos sociais, de salário e de pensões, plutocracia exibicionista; e tudo pra poluir a ecofelicidade da biodiversidade de estar aqui e agora, livre do ataque da rapinagem imperialista...
    b
    luis de la mancha

    ResponderExcluir
  6. Impossivel acreditar em tudo que se diz, politca é uma caixinha de surpresas.
    Bjos achocoaltados

    ResponderExcluir
  7. Não foram muitos os participantes, mas como se diz não é a quantidade que faz a qualidade, e a todos os que participaram nesta iniciativa gostaria de deixar o meu grato apreço por isso.
    Boa poesia, aquela que aqui me deixaram. Considerem-se desde já, todos vós, vencedores em meu coração.

    A vossa participação neste evento ainda não finda aqui!

    Até dia 17 de Outubro (00.00h) serão enviadas para a caixa de cometários deste post as vossas votações.


    Cada um dos participantes deverá pontuar de 3 a 1 os 3 poemas que mais gostaram.

    No dia 18 de Outubro as votações feitas através deste post serão publicadas, decretando assim o vencedor.

    Em caso de empate será o meu voto a desempatar (não haverá lugar a dois 1ºs lugares.

    Mais uma vez agradeço a todos este carinho. Melhor presente de aniversário… toda a vossa poesia!!!



    Obrigado

    jorge du val Antunes

    vote aqui :
    www.poetik-jorgeduval.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixa sua SEMENTE aí... Obrigada! BEIJOS!