
Era o primeiro dia do ano. Mais um novo ano carregado de velhas promessas: "...muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender..." Na descida da rampa Ele chora - o 'CARA' do Obama: "this is my man!" - o 'CARA' da Dona Marisa, da Dona Dilma - sem Ele o BRASIL não teria empossado sua primeira "presidenta" - o 'CARA' do bolsa-família, do ENÉM, das cotas nas universidades, vale-gás, vale-almoço, vale dólares na cueca. O 'CARA' do Mensalão que nunca soube de nada e talvez jamais saberá. O 'CARA' de nove dedos acena para a multidão e corre pro abraço, o enlace perfeito e eterno - o pai do povo, mãe dos ricos - quebra o protocolo. Mas o que é um simples protocolo pra quem quebrou a ética, partindo-a em dezenas de pedaços; cada partido com seu quinhão com direito a dízimo e tudo. Uma unanimidade para 80% da população, até para aqueles que votaram no outro candidato; o ápice da ambiguidade humana. Você é o 'CARA', mas não voto em mulher! ouvi isso de muita gente. Às vezes foi por ondas sonoras, outras tantas por ondas cerebrais, linguagens corporais. O machismo ainda impera. Somos sul-americanos, não nos esqueçamos disso. Mas o 'CARA' agora precisa dizer adeus, "desencarnar do poder", como disseram alguns jornalistas no dia da Posse de nossa primeira presidente mulher.
Inicia-se então a Era do PODER sob a égide de alguém que menstruou e pariu. (?????)Não precisa de intérpretes para conversar com Hilary Clinton nem Hugo Chavez. Já foi torturada e entregou a juventude por grandes ideais, mas depois se entregou ao submundo da política de cartolas e fio-dental. E agora, Dilma? O que será da vida daquela menininha que foi nascer justamente no dia da sua posse e seus pais, brasileiros apaixonados pelo Brasil, colocaram nela o seu nome?!!! Será que ela, sua chará, chegará à maioridade sem ser molestada por doenças erradicadas em tantos países, menos aqui? Será que ela chegará à Universidade pública sem precisar se valer de cotas? Será que ela terá emprego de qualidade após sua formação? Será que ela poderá sonhar e acreditar sempre que a vida é bela....?
O 'CARA' vai continuar dando as cartas, só que agora deitado no sofá da sala espaçosa, tomando aquela cachacinha mineira da melhor safra, sempre com o celular em punho. Um olho no jogo do Corínthians e o dedo faltoso apertando o sinal pra avisar que a aula acabou.
Político, meu amigo, já nasce feito. Anda de pau-de-arara ou Rolls Royce. Ou os dois quando está escrito na sina dele.
E NÓS, brasileiros?!!!!
Nós continuamos como sempre estivemos: "povo marcado, povo feliz..."
Jamais me esquecerei da última frase da Dona Dilma no último debate na televisão:
"Vamos garantir o acesso aos bens materiais da civilização."
Lou Albergaria
Lord,
Não consigo mais acreditar...
política, gente, sentimentos, idealismos...
Hoje somos uma grande massa disforme
de individualidades a serem satisfeitas.
Que venha O NOVO AEON!!!
Lou,
ResponderExcluirPalavras fortes de quem já viu muito, mas no fundo eu vejo aí muita generosidade e um coração enorme...!
Beijo :)
Puxa!! Seu ponto de vista é impressionante, mas... Cada um tem uma visão diferenciada sobre quem veio do nada e chegou ao "tudo", certo?
ResponderExcluirBeijos minha linda
Luís,
ResponderExcluirTer saído do nada e chegar ao TUDO tem seu apelo romântico e capitalista.
A questão é como partilhar esse TUDO...aí depende do caráter de cada um, não é mesmo?
AC,
Já vi muita coisa, sim. Nem tudo foram canteiros floridos de amoras e alecrim.....
Generosidade é algo que ainda estou buscando saber conjugar...repatriar...
BEIJOS!!!!
Lu
"Para os puros, tudo é puro. Mas eu vos digo, meus amigos: para os porcos, tudo é porco".
ResponderExcluirVc conhece D+ esse cara, 'né não'? rsrs
Estou voltando paulatinamente...
É que a praia fica a 100m daqui de casa. C sabe como é, né! rsrs
Beleza de reflexão (é assunto pra mais de metro)
Bjão, Lanna!