" (...)
Cantando amor, os poetas na noite
Repensam a tarefa de pensar o mundo.
E podeis crer que há muito mais vigor
No lirismo aparente
No amante Fazedor da palavra

Do que na mão que esmaga."

Hilda Hilst

Se gostou, volte sempre!!!!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O PRIMEIRO SOUTIEN A GENTE NUNCA...


Nunca nos esquecemos do quanto é desconfortável crescer, ganhar formas sem que houvéssemos pedido. Por que será que a vida insiste tanto em nos presentear com coisas que não pedimos - cabelos brancos, flacidez da pele, dentes amarelecidos... - ainda que acompanhados de maturidade, equilíbrio, serenidade. 

Dizem que a vida é muito generosa; talvez, por isso, teime em nos dar tanto... medo, dor, alegria, tristeza, perplexidade, espanto, tesão, conflitos, acertos ou enganos... A vida é mesmo dada, até demais pra minha capacidade de assimilação.

Os seios da minha filha pré-adolescente crescem e ela se espanta todos os dias com tantas mudanças em seu corpo e eu me harmonizo com todas essas distraídas surpresas que acolho na alma: envelhecer é um dom que precisa ser cultivado desde a infância.

Acho tão lindo minha filha olhando para seus pequeninos seios e se encantando com o desabrochar da vida; e eu me emocionando com todo o jardim numa estação mais tranqüila e serena.

Essa contemplação de beleza tira dos meus ombros o peso dos dias, mas não as dúvidas do que encontrarei nessa nova fase.

Sempre fui enérgica, vibrante, impulsiva e agora toda essa placidez me assusta, bem como me tranquiliza. No corpo da minha semente vejo o quanto a vida pode ser justa ao nos apresentar o novo não como concorrência, mas para agregar valores e significado a toda uma existência.

Ver os seios da minha Menina despontarem é como se a vida estivesse me dando uma nova chance de rever meus erros e acertos, bem como de buscar novos caminhos que não me deixem acomodada frente às mudanças.

Envelhecer não precisa ser sinônimo de fraqueza e inércia. Lembrar do primeiro soutien da minha pequena Amora me enche de ânimo para tentar de novo todas as manhãs.

A felicidade é um exercício de aprendizado diário em que os tropeços não precisam necessariamente nos derrubar; podem servir de encorajamento, desde que saibamos driblar o confortável papel de vítimas e chamemos a vida pra tomar um chopp. Ou a própria filha daqui alguns anos, quem sabe...

Viver pode ser muito divertido e encantador, sim; basta saber prestar atenção. Ao invés de direcionar toda a libido no que perdemos, devemos nos exercitar para aprendermos a deslocar nosso olhar e percepção para o que ganhamos. E não é nada pouco. Eu e Amora já percebemos isso a olhos despidos...

Crescer e se tornar uma ‘Menina Má’; que não admite padrões, convenções, pessoas mandando em seu desejo, orgasmos, sarcasmos, manipulando o seu pensamento e compreensão do mundo. É um desafio conseguir se esquivar de tantos ‘ismos’ na formação de uma consciência crítica.

Os seios crescem e junto com eles a vontade de rebelião. Fazer motim. Existir incitando a não-acomodação. Não há idade para começar a aprender a viver uma vida que realmente vale a pena ser vivida.

Sinto-me também debutando em meu primeiro soutien, que um dia rasguei , mas hoje não mais. Não sinto mais tal necessidade. O sentimento de poesia agora me envolve e acalanta o espírito.

Os seios que aparecem em Amora são como setas lançadas ao futuro, desbravando caminhos que me mostram o quanto acreditar na vida e em nós, seres humanos, vale a pena. O surgimento de uma pequena Moça renasce em mim a esperança de tentar prosseguir. Sempre. Ainda que haja arranhões no percurso.

Lou Albergaria



4 comentários:

  1. Foste simplesmente maravilhosa ao abrir teu coração assim. Lindo e emocionante e tens toda razão.

    Um beijo pra ti e tua filhota!chica

    ResponderExcluir
  2. Ainda tenho o 1º na minha caixinha de lembranças...

    bjs Insana

    ResponderExcluir
  3. Lou do início ao fim tua crônica me faz eco, muito lindo o que dizes, mais que lindo verdadeiro e "Os seios crescem e junto com eles a vontade de rebelião. Fazer motim. Existir incitando a não-acomodação. Não há idade para começar a aprender a viver uma vida que realmente vale a pena ser vivida."... não há idade e teus dizeres me faz ver o tempo passar melhor.

    Um beijo grande e gracias por estar aqui, cresci em tua conVersa.

    Bos semana a ti e mais um beijo carinhoso em Amora.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  4. Lou, que bom que penses e sintas assim, a vida é mais que surpreendente, mais que simples. A gente é que complica tudo, mas até nisto ela é maravilhosa, esperando que a gente aprenda com o tempo certo.

    A analogia que fizestes aqui com os seios foi ótima, parabéns! Eu diria até que a rigidez deles é compatível com o tempo da rebeldia e depois eles ficam mais macios, mais gostosos e a gente mais suave.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixa sua SEMENTE aí... Obrigada! BEIJOS!