" (...)
Cantando amor, os poetas na noite
Repensam a tarefa de pensar o mundo.
E podeis crer que há muito mais vigor
No lirismo aparente
No amante Fazedor da palavra

Do que na mão que esmaga."

Hilda Hilst

Se gostou, volte sempre!!!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SOBRE POETAS, LOUCOS E MÁGICOS


Deitei-me na cama hoje no final da tarde para tentar descansar um pouco em meu último dia de férias. Como sempre, deixo perto de mim papéis, lápis ou caneta e meus melhores amigos - os livros - a minha volta. Há quase dois anos isso tornou-se um hábito, quase um ritual.

Pedi à minha filha para trazer o dicionário, e enquanto 'pensava' em NADA com aquele meu costumeiro olhar perdido entre vários Mundos, a Semente de Amora, sempre ela, com sua percepção aguçada e aquarianamente bem-humorada saca de sua florzinha mais esta:

- " Mãe, vou ler pra você o significado da palavra poeta. Ouve aí:

'Poeta é aquele que faz versos; o que tem faculdades poéticas e se dedica à poesia; aquele que tem imaginação inspirada; aquele que devaneia ou tem caráter idealista.'"

- Amora, por favor, deixa a mamãe descansar. Tô exausta... - disse delicadamente, quase de forma mecânica, mas sem estar sonada. Ela de pronto atendeu ao meu pedido e foi brincar em seu quarto, pois possui uma sensibilidade bastante apurada e pressente quando SÓ meu corpo está aqui em nossa casa. Não sei como, mas ela SABE quando apenas o silêncio pode me ouvir.

É um cansaço profundo que sinto, mas que não me deixa dormir, nem mesmo sentir sono. Aliás, pelo contrário, vejo-me quase que o dia inteiro - todos os dias - em fremente estado de alerta; talvez, quem sabe, 'um grito de alerta' que só minha alma, bem no fundo do inconsciente, escuta e tenta me avisar algo. Intuitivamente, é assim que venho sentindo esse processo que já dura um certo tempo.

Abrir frestas em um casulo não é nada fácil. É penoso, doloroso, exaustivo... até mesmo psicodélico. Lidar com palavras e pensamentos que inebriam não deixa de ser um pouco lidar com substâncias psicotrópicas. É um prazer alucinante, em um lapso de tempo, depois seguido por "crises" de conflitos existenciais e de abstinência; quando a poesia resolve fazer-se de rogada e se esconde.

Nesse instante, pois, o grande prazer torna-se angústia. A busca pela "palavra perfeita"... para compor o "verso perfeito" ou pelo menos que possa exprimir uma ideia, suscitar uma indagação que toque a vida e a alma das pessoas... ou simplesmente a si próprio no intuito de nos tornarmos seres humanos melhores; menos arrogantes e prepotentes. Se a poesia pudesse provocar, em mim, essa evolução espiritual já ficaria eternamente agradecida, embora não plenamente satisfeita. Já vivi o suficiente para não mais NECESSITAR mentir para mim mesma. Conheço-me profundamente. Até mais do que o recomendável, devo admitir. Digo isso, pois quanto mais eu ME conheço, mais eu conheço O OUTRO que desce a calçada neste exato momento que escrevo esta crônica e também me habita.

Viver é um jogo bastante sutil e muitas vezes traiçoeiro. Lidar com as próprias fragilidades e sentimentos é uma arte; e torna-se ainda mais delicada e extasiante quando voltamos nossa atenção aos outros que se hospedam em nós e, não raras as vezes, por tempo indeterminado, ou mesmo, por uma vida inteira. Familiares, amigos, colegas, afetos e desafetos ou um mero desconhecido na calçada cujos passos agora ouço, todos, irremediavelmente, de certa forma, estão em mim.

Alguns desses conhecidos e desconhecidos conseguem preencher determinadas lacunas emocionais; mas a cada dia percebo que meus ermos são inabitáveis, até por mim mesma, ou talvez sobretudo por mim mesma. São ermos inóspitos porque por demais descrentes; não conseguem mais acreditar e, pior, não aceitam mais serem consenciosamente ludibriados como em um espetáculo de mágica em que o público PRECISA ESTAR DISPOSTO a ser enganado, senão o truque simplesmente não existe. Fim de Show. O Teatro fecha suas portas. O Mágico artista - ou artífice - será obrigado a mudar de atividade ou buscar um público mais CÚMPLICE; mais conivente com seu truque. O nosso truque.

A vida em sociedade é exatamente assim que a sinto: um espetáculo de mágica. Mas, ao contrário do que vemos em um show tradicional, os papéis não são fixos. 'Mágicos' e 'ludibriados' vivem em um eterno equilíbrio dinâmico, sempre trocando de funções quando convém; principalmente, para impedir a falência do Teatro, e mais ainda, a falência dos personagens que podem estar no palco ou na plateia, depende da perspectiva ou ângulo de visão de cada um.

O artista que pinta o quadro está dentro ou fora da tela? E o ser retratado será que enxerga o artista obstinadamente desejando assumir a função de Deus?

Uma obra de Arte é mesmo um devaneio, assim como viver.

O Poeta é quem faz o poema ou será o poema que constrói (e também destrói) o poeta?


***


Sim, por definição, eu sou poeta
pedra bruta
cada verso um prisma
que Me atira no abismo
ou no absinto
mais vida que sete gatos juntos
todos mortos
embalsamados
a convidada ilustre
No Banquete das múmias...


Lou AlbergariA
Em tempo:
Minhas aparições na blogosfera se tornarão cada vez mais raras a partir de agora. Por vários motivos. O mais importante, felizmente, É que consegui descobrir MEU CAMINHO na poesia, minha IDENTIDADE POÉTICA.
Entrei na blogosfera por acaso e sairei no ocaso sempre aberta aos acasos que a vida me trouxer...
Hoje eu sei quem sou. Sem arrogância ou prepotência. A POESIA faz mesmo milagres...hehehe...
A partir de AGORA, quero profundamente me dedicar aos meus estudos de Filosofia e Linguagens Poéticas.
Como disse a vocês, desde o início, a blogosfera nunca FOI um passatempo pra mim. Ao contrário, foi um universo em que MERGULHEI de forma INTENSA atrás de muitas buscas. Algumas encontrei, outras preciso ainda me empenhar Mais, muito mais... e outras sei que não encontrarei nunca, pois são por demais metafísicas e estão muito além do simples humano. Mas talvez sejam exatamente essas as buscas que mais nos impulsionam rumo à transcendência.
FIQUEM BEM!
MUITO OBRIGADA A TODOS!!!
Não estou saindo da BLOGeSFERA; simplesmente irei me dedicar mais aos estudos de agora em diante.
Sempre que possível, postarei algo. E claro continuarei na Seção ANÁGUAS da Editora VIDRÁGUAS, todas as terças, enquanto me QUEIRAM por lá.
E também, sempre que possível, continuarei visitando os AMIGOS tão queridos que foram absolutamente FUNDAMENTAIS nesse processo de autoconhecimento.
É tão bom poder estar aqui sem mais aquela ÂNSIA de querer saber; ter que saber. Agora é só deixar os sentimentos e a poesia fluirem...os canais foram todos abertos.
ERRÁTICA! Essa palavra que Márcio Nicolau me deu de presente fez o casulo trincar de cima a baixo. Depois veio o 'efeito borboleta': cada ação uma consequência e assim construímos a nós mesmos; nos reinventamos.
Quando a experiente editora e poeta Carmen Sílvia Presotto SINALIZOU-ME - iluminando de vez meu caminho na poesia - ao me dizer que na Poesia Marginal e em Hilda Hilst encontraria a IDENTIDADE POÉTICA que tanto buscava, aí o casulo se rompeu de maneira irrefutável.
O UNIVERSO CONSPIRA... eu transpiro de alegria, tesão e poesia...E ABSURDA VONTADE DE APRENDER E EVOLUIR CADA VEZ MAIS E SEMPRE.
BEIJOS!!!!!!!!
CARPE DIEM para quem é do DIA e CARPE NOCTEM para quem é da NOITE!
E CARPE TESÃO para quem é intenso toda hora...
Lu

16 comentários:

  1. "...Bússolas não há na cor dos versos
    Usam como senha tons perversos..."

    ResponderExcluir
  2. Márcio,

    Sim...a bússola não pode estreitar caminhos dentro dos versos, mas NÃO ter nenhum caminho também é desesperador (a maldição dos poetas). Sobretudo quando vivemos em uma sociedade que enaltece tanto o ÓBVIO.

    Precisava de ALGUMA IDENTIDADE para poder transgredir ainda mais, poia a transgressão é a minha essência.

    Centenas de milhares de pessoas fazem poesia e produzem textos diariamente.
    Mas eu não estou aqui somente para gozar 'quinze minutos' de nada e nem para passar o tempo ou ser vencida pelo cansaço...eu quero aprender mesmo é ser passarinho...

    ...ou árvore...e poder produzir meu próprio alimento...

    Mas precisava de um ponto de início - um eixo -para que se começasse o processo da transmutação...

    agora SEI que é só uma questão de tempo...o tempo da floração. As Sementes foram lançadas; muitas se perderam, mas muitas hão de germinar.
    Nossa amizade e parceria foi e sempre será um dos frutos mais lindos que já pude colher.

    BEIJOS!!!

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha Loba/Linda....
    Saudades enormes de vc...como é bom poder estar aqui novamente...
    Hj só estou passando para dar um cheiro e deixar um super bj...volto mais tarde para ler tudoooooo...
    Tenha um dia perfeito gatona...
    Bjssss....

    ResponderExcluir
  4. Buscas "o estilo exato, a tática eficaz"?

    ResponderExcluir
  5. Lou, entro e me mergulho em tua crônica reflexão... esse tempo de caminho é produtivo e sabemos que seguirás, pois por cada poro teu transpiras leituras, indagações, buscas de viver e sempre om muita paixão...então, tua Poesia proseegue.

    Um beijo grande, e te ter todas as terça no Anáguas Vidráguas é uma honra e seguimos sim, e logo, logo, com o Cogumelo...em mãos.

    Boas leituras, bom retorno ao trabalho e a sempre Poesia.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  6. Márcio Nicolau, Bandido...

    está me provocando...só porque sabe que amo aquele programa da tv Cultura PROVOCAÇÕES do ABUJAMRA.......aH, SEU MENINO LEVADO....

    o estilo exato, a fórmula eficaz para chegar lá...e mandar ver....

    ok, Lord... mas não é bem assim. Sabe aquele velho chavão: é preciso cultura pra cuspir na estrutura?

    Os tempos são outros, Meu Lord. Não posso enfrentar "o inimigo" como os 'MARGINAIS' enfrentaram nos anos 50, 60 e 70. Seria suicídio. Hoje esse romantismo lisérgico não cola mais e nem EU estou disposta a pirar aos 40 anos de 'vida NÃO TÃO louca vida ASSIM'...

    Quero uma poesia que fundamente a existência humana, mas de forma lúcida e formalmente descompromissada com os moldes clássicos, mas sem necessariamente repudiar o classicismo. Sou um tipo de pessoa que gosto de Janis Joplin a Inezita Barroso. Então, nesse vasto intervalo de influências culturais cabe tudo, absolutamente tudo. Por isso, esse é MEU ESTILO. A total indefinição de estilo, pois gosto de tudo; não tenho preconceitos culturais, embora jamais consiga ouvir certos gêneros musicais por uma questão de gosto pessoal apenas. Não por preconceito.

    Da mesma forma na poesia. Gosto de Camões a 'Lou Albergaria', compreende? Passando por TODOS OS ESTILOS DE ÉPOCA. Não sou como os Acadêmicos, por exemplo, que só apreciam os Clássicos. E nem como a VANGUARDA REACIONÁRIA que só aprecia o incompreensível.(um prego em uma parede imaculadamente branca e chamam isso de arte e apresentam na BIENAL)

    Márcio,

    Antes de ser poeta, eu sou filósofa. Meu grande objetivo na vida é ser fera em FILOSOFIA DA ARTE. Daí a necessidade de adquirir o máximo de informação e cultura possível.

    Mas como diz QUINTANA, poeta de verdade não precisa saber porra nenhuma. Poeta já nasce poeta e fim. (Não exatamente com essas palavras, óbvio)

    Não estou em busca da forma perfeita e exata dentro da poesia para satisfazer meu ego ou o mercado. Busco tão somente CONHECIMENTO, pois isso é a minha vida.Mas não quero USAR esse conhecimento para fins negativos. Quero um dia poder usar esses conhecimentos para auxiliar poetas novatos a vencerem seus próprios medos.
    Quando um CRÍTICO RENOMADO chega pra um ARTISTA NOVATO e diz: cara, você é muito bom! O artista renasce e fica ainda melhor. Ou o contrário também se verifica.
    Por isso, é preciso ser FORTE, Lord! Acreditar em si mesmo, ainda que o maior fodaço te ache um lixo, como aconteceu com Marília Pera, por exemplo. O diretor do Teatro Municipal de São Paulo disse pra ela em seu começo de carreira:"você nunca será UMA GRANDE ATRIZ!" Penso que não preciso contar o fim desa história.

    Lord, pare de me provocar...

    Eu te amo, seu besta!!!

    Lu

    ResponderExcluir
  7. "...MatematicaMente, só sei brincar de cabra cega-cega"

    Também te amo. Tá tudo certo.

    "Como dois e dois são cinco"

    ResponderExcluir
  8. Tá vendo, Lord, por que eu sou ERRÁTICA?

    Estou além dos caretas e aquém dos loucos...não tenho lugar nessa porra de Mundo...

    Os caretas me consideram doida e os doidos me consideram careta...sou mesmo é uma fodida!
    E a pior de todas as fodidas, pois nem gosto tanto assim de álcool...e nem de carro importado...

    Beijo, Lord!


    Ganhei meu dia hoje...

    "pecador, pra onde você vai correr?"

    ResponderExcluir
  9. "Pausa de fração de semifusa,
    Pode conter tão grande tristeza?"

    ResponderExcluir
  10. Lu,
    Fico contente que tenha encontrado o seu caminho, embora este, por norma, nunca seja uma coisa definível.
    Minha amiga, gosto da sua inquietação, do seu desassossego, da sua busca constante. Mas cuide-se, que há por aí muita gente que detesta que digam que o rei vai nu.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  11. "Por educação, perdi minha vida."


    O que eu não daria para que minha tristeza fosse meramente profissional...


    no compasso ilustrado
    bela partitura que
    me parte em mil partes
    todas difusas...
    o que sou ninguém sabe
    não se reúnem
    no baile das máscaras
    detalhes em sombras
    cores opacas
    olhos esfumaçados
    charutos e cigarrilhas Não disfarçam;
    somente Me punem.

    Lou AlbergariA


    Não quero estudar poesia. Acho que me expressei mal na crônica. Poeta é, ou não é. E fim.
    Quero me dedicar aos estudos das linguagens, não para encontrar a "fórmula mágica da juventude", mas porque gosto de aprender sempre. Só isso.

    " não me julgues, não me tentes...
    sou fera, sou bicho
    sou anjo e sou mulher
    minha irmã, minha menina,
    mas sou minha, só minha
    e não de quem quiser
    sou Eu minha deusa, meu amor..."

    ResponderExcluir
  12. "confusa
    esta estrada escorre do peito"

    ResponderExcluir
  13. fusão de elos
    paralelos
    ultrapassam egos
    emaranhados
    arranhamos o que
    nos resta...
    nossas frestas amarramos
    postigos mestres
    sempre abertos
    livre... portas forram
    os seres pagãos que nunca pagam
    suas, nossas dívidas
    cunhadas dúvidas sopram
    além de Nós...

    sua provocação Me imensa!

    ***

    Você pressente a melancolia letárgica se aproximar de Mim e antes que eu me entregue, você me acorda de novo pra vida......

    Você É.

    Eu te amo!!!

    Acho lindo como você me protege de mim mesma. Você me conhece demais... você sabe como me provocar de forma construtiva. Sua inteligência e sensibilidade me plangem.

    Lord...

    ResponderExcluir
  14. "Neste descaminho meu carinho
    Te percorre a ausência
    Corpo, alma, tudo, nada"

    ResponderExcluir
  15. Minha querida

    Os poetas vivem sempre esntre o céu e o inferno...num mundo muito deles.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  16. O teu blog contínua intenso por isso é sempre agradável lhe fazer uma visita

    ResponderExcluir

Deixa sua SEMENTE aí... Obrigada! BEIJOS!