" (...)
Cantando amor, os poetas na noite
Repensam a tarefa de pensar o mundo.
E podeis crer que há muito mais vigor
No lirismo aparente
No amante Fazedor da palavra

Do que na mão que esmaga."

Hilda Hilst

Se gostou, volte sempre!!!!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

MATURANA E A EXPERIÊNCIA DO CONHECER




Fiquei super feliz ontem ao ler no livro do Maturana- A Árvore do Conhecimento - que a realidade, ou o que chamamos de REAL, nada mais é do que a captação de um momento que depende intrinsecamente da evolução de consciência de cada indivíduo e suas experimentações no mundo.

Os estudos desse renomado cientista da Natureza, o qual admiro profundamente, corrobora para o que havia escrito no post MOSAICO POÉTICO, em que é bastante tênue e frágil essa noção de REAL. (Não disse que ainda não era caso de camisa de força?!!)

E mais, para podermos nos abrir ao conhecimento é fundamental esquecermos as certezas... essas já tão arraigadas e constituídas em nosso Ser.

Grande Humberto Maturana!!! Esse também é o cara!!!

Sugiro que leiam dele também: AMAR e BRINCAR - FUNDAMENTOS ESQUECIDOS DO HUMANO.

"Psicologia de butiquim", às vezes, se aprende nos tomos e nos consultórios dos psicoterapeutas...


Depois quero falar um pouco mais sobre essa enigmática figura criada por Maturana e Francisco Varela que simboliza a UNICIDADE de todos os seres na Natureza e no Universo. É uma teoria extraordinária estudada há décadas por esses cientistas que vale a pena ser conhecida e analisada.


BJS!!!
Lou

6 comentários:

  1. Lou!
    Sugestão aceita!
    Outro dia falei com um amigo sobre Humberto Maturana. Coincidência...rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olha muito obrigado pelo comentário lá nos “Diálogos Poéticos”! Pena que não dá tempo para outras pessoas nos comentarem.
    Depois que li seu perfil, rico em conhecimentos, fiquei até constrangido em deixar este comentário, pois você demonstra uma cultura invejável.
    Fico feliz ao vir aqui e admirar sua página bela e rica em conhecimentos!

    11 de maio de 2010 17:34

    ResponderExcluir
  3. Valeu o comentário! Fiquei muito feliz com a sua chegada. Salve a filosofia, a mãe de todas as ciências, capaz de decifrar as distâncias entre a razão e a emoção.
    Beijos!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Em certo momento da Vida pensei que nada disto existia, nem nós, não passaríamos de hologramas projectados numa qualquer dimensão... depois, aprendi e descobri que existimos e que temos mais presença do que imaginamos!!!

    Um grande bem haja, Lou!!!

    ResponderExcluir
  5. Machado,

    Bem pelo contrário, a FILOSOFIA não apresenta resposta para nada. Ela só amplia a distância entre razão e emoção ou coaguna tudo, depende da corrente filosófica a qual se segue. TUDO É VERDADE. TUDO É MENTIRA. DEPENDE DA FUNDAMENTAÇÃO...Com boa argumentação tudo pode ser validado, até o aparentemente inverossímil...DAÍ A BELEZA EXTRAORDINÁRIA DESSA ARTE CAMUFLADA EM CIÊNCIA QUE JÁ LEVOU VÁRIOS À LOUCURA... Inclusive eu... per supuesto.

    BJS!!!

    ResponderExcluir
  6. SOFÁ AMARELO,

    EXISTIR é um verbo muito amplo e complexo. Esse verbo comporta inúmeros níveis e modos de existência...

    Atualmente tenho buscado a existência "INTENSA, VERDADEIRA e PURA..." como disse a doce Cora. Se chegar pelo menos um pouquinho próxima a isso terei conseguido uma existência plena de paz, luz, amor e tesão. Tudo em sentido latu sensu que é o que verdadeiramente importa...

    BJS!!!

    ResponderExcluir

Deixa sua SEMENTE aí... Obrigada! BEIJOS!