" (...)
Cantando amor, os poetas na noite
Repensam a tarefa de pensar o mundo.
E podeis crer que há muito mais vigor
No lirismo aparente
No amante Fazedor da palavra

Do que na mão que esmaga."

Hilda Hilst

Se gostou, volte sempre!!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

"OK, VOCÊS VENCERAM! BATATA FRITA!!!!"


Parece que meus amigos e colegas blogueiros não querem que eu feche as portas do SEMENTE DE AMORA.

"OK, VOCÊS VENCERAM! Batata Frita!!!" Quem estiver beirando 40 ou já passou por eles, com toda certeza, se lembra dessa frase muito cantada em meados dos anos 1980 pela banda BLITZ, principalmente quase todos os sábados à tarde no Programa do Chacrinha. Foi uma época muito boa. Não sou do tipo de pessoa saudosista, pois o MELHOR, em minha opinião, está sempre no hoje e no agora, uma vez que é somente neste lapso de tempo que o ser humano pode agir. O passado não existe mais (embora continue atuando em nós) e o futuro está intimamente ligado às decisões tomadas hoje, agora, neste exato segundo.

Entretanto, gosto muito de me lembrar dos ditos ANOS 80, a chamada DÉCADA PERDIDA. Seja no aspecto econômico com toda aquela estagnação e índices inflacionários altíssimos, seja pelo aspecto político - época de transição de um sistema ditatorial para uma democracia - seja na estética. Especialistas consideram a década de 1980 como "a mais brega e cafona de todos os tempos". Será?!!! Tudo bem que ver Antonio Banderas nos filmes de Almodóvar com aquelas calças jeans coladas ao corpo e cintura bem alta não é muito agradável aos olhos nem ao bom gosto, bem como aqueles blazers dobrados até o cotovelo; sem falar nas maquiagens exageradas em que as cores predominantes eram o pink , o laranja e verde limão. É... pensando bem foi uma década bem brega mesmo, tanto é que essa palavra foi cunhada exatamente nessa década. Quem terá sido a criatura que resolveu chamar tudo que fazia sucesso naquela época de 'brega'?

O fato é que ninguém deve saber quem é essa digníssima pessoa, enquanto que os considerados'bregas' continuam aí arrasando quarteirão. Outra expressão daquela época. Nossa, agora estou denunciando minha idade mesmo, mas acho bacana (outra palavrinha) assumir a idade. Falta apenas uma semaninha para completar 41 aninhos. Que delícia de idade! A crise dos 40 já passou, felizmente; agora é só viver e deixar viver. Acaso será outra expressão daquela época?

Mas é um tesão (ich!!!) estar vivo! Isso que verdadeiramente importa.

ANOS 80 SAUDADE SIM! E muita!!! No auge da adolescência, descobrindo o Mundo , a Vida, sonhando bastante (isso eu faço até hoje Graças a Deus), Troca do primeiro beijo, primeiro sarro (outra palavra), primeiro contato com o corpo masculino, ainda que não tenha perdido a virgindade nessa década (sempre fui muito lesada para esses quesitos relacionados à sexualidade). Talvez, por isso, me sinta bem melhor hoje quando todas aquelas inseguranças não existem mais. Hoje tenho exata consciência de quem sou e do que posso ou não posso fazer ou não gosto de fazer, mas, sobretudo, do que adoro fazer. E faço sem culpa, sem neura, sem drama. Como é bom ser livre! Livre de você mesmo. Sim, pois nosso maior carrasco e augoz, a vida tem me ensinado, somos nós mesmos. A gente é que se tolhe, é que se pune, se maltrata, por razões que muitas vezes fogem ao nosso controle, mas precisamos 'trabalhar' isso de alguma forma. Seja no divã, no pai de santo, no padre ou pastor, seja no silêncio quando voltamos toda nossa atenção para nos ESCUTAR; verdadeiramente tentar ouvir quem SOMOS MESMO e não como a sociedade quer que sejamos ou nossas famílias com seu puritanismo tosco.

Viver não é fácil. Mas também não é difícil, eu diria. É apenas cansativo quando se quer ser íntegro com a gente mesmo. Uma vez que quando simplesmente 'fechamos os olhos' e nos deixamos ser carregados pelas contingências nos livramos da trabalheira de viver, mas também nos livramos da vida, da NOSSA VIDA e passamos a viver feito gado na manada: "povo marcado, povo feliz" - sem argumentos próprios que contrariam o percurso já pré-determinado e imposto que temos de seguir à risca para não sermos EXCOMUNGADOS. Sem dúvida é mais "fácil" viver assim, sem oferecer risco às normas de conduta estabelecidas. Entretanto, haja 'fluoxetina', diazepam, valium para dar conta de tanta castração da libido de existir por conta própria, seguindo os próprios instintos, os próprios desejos, sendo quem a gente É de VERDADE.

Roberto Freire, meu Mestre anarquista, guru , mentor intelectual e o caralho escreveu certa vez em seu magnífico livro VIVA EU, VIVA TU, VIVA O RABO DO TATU - inclusive este texto serve de prólogo ao meu livro PESSOAS E ESQUINAS:

“(...) Sou dos que acreditam que só se pode enfrentar a pedagogia pelo medo com uma pedagogia pelo prazer. Por isso, em minha forma de terapia estou conseguindo saber o que uma pessoa realmente é (em sua forma original), através do que lhe dá prazer de viver e de ser; pesquiso a sensorialidade e sensibilidade da pessoa antes de me interessar por sua racionalidade e intelectualidade. Enfim, na pedagogia terapêutica que adotei faço o inverso e com a mesma direção (não com o mesmo sentido) do que fizeram as pedagogias familiares e sociais de meus clientes: trocar, quando necessário, a coragem pelo medo; o risco pela segurança; a dor de si mesmo pela dor dos outros; e amor como desenvolvimento, não como dependência. Finalmente, tento provar-lhes que nenhuma vida vale outra vida, nem pela dor, nem pelo amor, nem pela coragem e nem pelo medo, nem pelo risco e nem pela segurança; a vida de cada um é única, original e inalienável. (...) O ser humano não é o que pensa, não é o que trabalha; é simplesmente o ser que brinca, que joga. (...) Basta, então, tirar o medo da dor do caminho, que vamos direto à nossa pessoa original. Que não é boa nem má, nem certa nem errada. É só o que ela é, apenas o que ela pode ser. Quem não consegue ser aquilo para que nasceu, compreenderá e sentirá muito bem o que escrevi muitos anos atrás, numa crise de perda de identidade:’Há momentos em que a gente sente que a vida pode ter fim antes da morte da gente.’

(...) Nossa vida é dominada e controlada por dentro ou por fora de nós? Ainda: quem responde por minha vida? De minha parte, estou certo de que todas as vezes em que não pude responder diretamente à vida, alguém ou alguma coisa respondeu indevida ou impropriamente por mim. E assim tive que assumir crimes que não cometi, injustiças que não tolero. E acabei perdendo o gosto do amor, o sabor da liberdade. Mas ganhei a solidão incomunicável . Como as dos deuses e as dos escravos.”

É isso aí! (lembram-se dessa expressão que sempre a Leda Nagle terminava o Jornal Hoje aos sábados naquela "década perdida"?)

Não creio que tenha sido perdida. Ao contrário, hoje a encontro bem forte e lúcida dentro de mim. E foi por tudo que descobri e vivi naquela década que hoje sou o que sou. Então, não foi perdida, não para mim. E imagino que para minha geração também não tenha sido. Pelo menos para aqueles que conseguiram encontrar quem SÃO DE VERDADE e não precisam usar máscaras sociais para serem aceitos em seus núcleos familiares e rodinhas de amigos para tomar uma cerveja ou um dry martini.

Que bom estar de volta ao meu SEMENTE!!! A velha e boa Lou de sempre! Estar de volta "ao meu lar, meu jantar, meu nobre paladar..." (Titãs no Chacrinha em meados de 1980).


Valeu!!!!!

11 comentários:

  1. Lou, vim desta vez agradecer-lhe pela presença e pelas palavras tão doces e amáveis que você deixou lá no meu cantinho.Obrigada.Será sempre bem vinda.
    Um beijo grande, no teu coração.

    ResponderExcluir
  2. Que bom. que legal. que massa. Amei.

    Muito bom ter este blog escancarado. É assim que tem de ser. A Lu velha de guerra, aí, se colocando, mostrando a que veio.
    Sim, os anos 80 marcaram, tantos acontecimentos, tantas novidades!! Só quem viveu sabe como foi Bom e Mau.
    As garotas nem tão avançadinhas assim, mas também conscientes de si mesma, do seu valor, do seu lugar no mundo.
    Os rapazes, que delícia, né, foi uma década imperdível, na verdade. Eu, da minha parte, AMEI.
    Descobrir a vida, RPM, Madonna, Queen, legião, capital, paralamas.
    Diretas já, caras pintadas, Lula lá... Muita Muita Utopia, exalando na pele.
    Sim, Viva os anos 80!!! Ou melhor "Viva eu, Viva Tu, Viva o Rabo do Tatu"

    Por curiosidade, esta tatto é de verdade? Jura? Achei o máximo. Muito legal, a cada dia eu gosto mais e mais, de suas iniciativas. Vai em frente, Moça bonita, que saiu da casca de bombom. . .

    Muito carinho

    Eu!!

    ResponderExcluir
  3. Lou,

    Não tenho palavras para lhe agradecer pelos comentários. Procuro escrever no “Diálogo” algo que esteja na pauta.
    Alegra-me ler sua página, pois temos muito que aprende em filosofia, bem como quaisquer tipos de comportamento humano, haja vista que a filosofia é mãe de todas as ciências.
    Beijos!...

    ResponderExcluir
  4. Olá Lou...não sou arredia não...na verdade sou
    direta e séria quando preciso explicar algo para alguém...
    E como sou muita sincera, vou ser bem direta com vc...
    Veja só...eu não tenho nada contra vc, e percebo que fala comigo como se achasse que eu não sou uma verdade, como se eu fosse outra pessoa, ou que uso um perfil falso...
    Vc me passa isso pelas suas perguntas, e como sou terapeuta pego as coisas no ar...
    Então vc deve visitar o Felicidade minha terapia que é meu outro blog e ver que sou de verdade, que sou casada, que tenho dois filhos lindos...um marido para lá de gostoso e que amo muito....
    Entendo qualquer receio que vc possa ter tido ou ainda tenha da minha pessoa, mas eu sou do bem, e não tenho intenção de ficar no meio de jogos entre pessoas, ou de estar no meio de confusões amorosas.
    Respeito vc, admiro a capacidade que vc tem de ter tantos blogs diferentes e ter um perfil bem diferente um do outro...eu até faço isso com o blog da felicidade minha terapia, por ser um blog de auto ajuda e motivação...
    Então é isso...não gosto que me entendam mal e nem que pensem que eu sou fake...
    Eu sou simplesmente uma linda loira que ama a vida e trabalha fazendo o que ama, que sofre com as perdas da vida...que se alegra com os amigos...que curte cada comentário nos blogs...
    Mas eu existo e vc pode acreditar que eu sou uma
    mulher de fibra, assim como imagino que vc também seja...
    É isso menina...pode ir no felicidade minha terapia e conferir que eu existo...
    E não tenho nada contra vc...pode acreditar...
    Meus blogs tem a intenção de fazer amigos e não inimigos...
    Agradeço suas palavras sobre minha mãe...não posso te dizer que superei...acho que a morte não se superar...saudade de alguém que partiu é ferida aberta que não sara...sofro, choro...mas continuo em frente...pois assim é a vida...
    Desistir jamais...
    Portanto não pense que sou arredia...mas gostaria que vc também me trata-se de maneira mais real, sabendo que eu não sou alguém que usa perfil falso para te incomodar...
    E me perdoe se fiz a leitura errada, mas isso que vc me passa...
    Mas acho que podemos seguir de uma maneira mais light daqui para frente...
    Afinal temos blogs que falam de sexo, sedução, desejos e paixão...
    Só temos a ganhar com a cumplicidade...
    É isso menina loba...
    Tenha uma noite deliciosa...
    Bjs Mar...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Claro que naoooooooo... Não se fecha NUNCA blogues.... é um pouco de nós.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSA!!!

    Eu tenho 30 anos mas lembro da "batata frita" rsrsrs.

    Amada, feliz dia do amigo!

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  8. No simples das coisas é que percebemos o quanto somos possíveis.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Alguém aí andou dizendo que iria fechar o Blog?? Por tudo o que li aqui, seria um pecado e dos grandes, viu? Sua escrita flui gostosa e o mais importante, de forma bem lúcida... Parabéns por tê-lo mantido, afinal fomos nós quem saímos no lucro! Podiscrê... rs
    Obrigada pelo seu carinhoso comentário!
    Bj meu!
    Helô

    ResponderExcluir
  10. fiquei mto feliz com seu comentario :D
    q bom q gostou e obrigada pelo elogio
    estou seguindo e aah, goatei mto da tattoo *--*
    sou apaixonada por elas rs

    Bjs :D

    ResponderExcluir
  11. Lou lhe envie resposta por e-mail, caso não tenha recebido me avise...
    Acho que não é interessante colocar aqui...
    Linda noite e feliz noite dos amigos...
    Bjs..Mar...

    ResponderExcluir

Deixa sua SEMENTE aí... Obrigada! BEIJOS!