" (...)
Cantando amor, os poetas na noite
Repensam a tarefa de pensar o mundo.
E podeis crer que há muito mais vigor
No lirismo aparente
No amante Fazedor da palavra

Do que na mão que esmaga."

Hilda Hilst

Se gostou, volte sempre!!!!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A ALMA DO POETA COSPE FOGO


O escritor dos olhos tristes estava amalgamado à sua escrivaninha neste instante como era seu costume há mais de vinte anos. Acordava logo cedo, fazia sua higiene pessoal, tomava um café bem forte, puro e sem açúcar, corria os olhos nas últimas notícias no jornal fresquinho, ainda quente pelas máquinas de impressão, e debruçava-se sobre o teclado do computador a fim de exercer seu sacerdócio ou sacrilégio. Ou só para não enlouquecer mesmo.
É bom escrever a vida que sonhamos viver. Acender a poesia em nossos escombros e nos daqueles que nos cercam e nos servem de biombo, blindagem para nossas couraças do empobrecimento da alma.
Escrever a insanidade que nos habita e nos rodeia a fim de a mantermos controlada. Mantermo-nos controlados nas camisas de força que nos definem e revelam. Ser humano livre é ser humano morto. Bicho raro. Absolutamente em extinção. Isso se chegou mesmo a existir em algum dia. Pode ser. Talvez os primeiros habitantes do planeta tenham sido livres. Verdadeiramente livres. Mas, assim que nasce a civilização, liberdade passa a ser um conceito abstrato, difuso, obtuso, irremediavelmente condenado a não integralização.
Os olhos do escritor neste dia em especial estavam cansados de tanto enxergar. Atravessar as armaduras sociais e enxergar almas tão aflitas, confusas, desesperadas, loucas para amar e serem amadas. Mas de que adianta enxergar o que ninguém vê se a alma do escritor também não está em equilíbrio. Ao contrário, quanto mais vislumbra o desequilíbrio em sua volta mais absorve essa inquietação e apreensão.
Quem é o escritor dos olhos tão tristes e sorriso terno, meigo, em certa medida até acolhedor? Ali se guarda um cidadão que não quer mais sentir medo. Entre todos os medos possíveis e plausíveis o pior que se pode sentir é o medo de amar. E um pouco pior além do pior é o medo de ser amado.
O amor é um ato de fé, sobretudo. Dizem as más línguas que “milagres só acontecem para quem acredita neles.” E o amor? Será necessário acreditar primeiro para que ele verdadeiramente aconteça? Dúvidas rodeiam a mente do escritor como os corvos de Allan Poe. Aves sombrias e negras que criavam o clima noir do não-amor. O amor, muitas vezes, é a sua própria negação. Negar o amor não deixa de ser amar, só que ao contrário. Sem necessariamente significar ódio ou raiva ao outro, mas simplesmente a recusa do sentimento. Como se a pessoa dissesse: ”não te odeio, mas também não quero te amar.” Por que? Você talvez desejasse saber. “Porque amar dói. Amar implica uma série de contingências que não estou disposto a arcar. Implica entrega, abertura, adaptabilidade aos desejos e quereres de uma outra pessoa e isso requer trabalho. Não estou disposto a ter trabalho. Amar dá trabalho demais.”
O escritor coça a barba, os cabelos que lhe caem na fronte. Busca um suspiro além que os pulmões possam suportar e seus olhos ficam turvos, marejados como uma tarde à beira do cais de qualquer cidade portuária, de qualquer lugar no pais, no Mundo, no submundo também. Pra que escrever sobre o amor? Não seria melhor viver o amor ao invés de escrever sobre ele?
Escrevendo sobre a dificuldade de amar o escritor se redime. Como aquela alma no limbo triste e escuro tenta ajudar outros seres a não irem parar lá. Então o escritor escreve do nono círculo do Inferno na intenção de poder salvar almas. “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.”
“Eu sou poeta e não aprendi a amar.” E provavelmente não aprenderei nunca, pois estou no Inferno e, pasmem, adoro estar aqui, então não quero aprender a me entregar, me envolver, abrir mão do meu ego para acolher outro ser na alma. Não. Isso é piegas! Amar é muito piegas. Isso é coisa de classe média baixa. Essa gentinha é que acredita em amor e não desgruda os olhos da novela global. Eu sou intelectual etc e tal. Não preciso de amor, preciso de leitores, ora bolas!
Mas o que fazer enquanto a maioria dos leitores está em suas casas de mãos dadas aos seus amores, provavelmente assistindo à novela, trocando a fralda do filho, esquentando mamadeiras e sonhos de compartilhar uma vida juntos? O que fazer?! Já sei!!! Talvez escrever mais um texto que enalteça o ego e faça valer o fogo do Inferno.

Lou Albergaria

7 comentários:

  1. Que linda postagem, tá? Estou aprendendo muito com você e outras... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Viver é plantar as sementes das palavras q um dia ainda serão descritas. Escrever é florescer o q se viveu e o tanto q ainda há para se viver. Amar vai além do conjugar. Está no ar. É só respirar...

    ResponderExcluir
  3. Suas palavras inteligentes enobrecem. Escrever tão plenamente para você passa a ser um ritual, principalmente para escrever sobre o amor. Justamente o amor que é um clima que age em quase todas as pessoas. Amar, em todos os sentidos é muito bom, principalmente quando descobrimos que o alvo principal do amor está dentro de nós mesmo, pois quando amamos, amamos pra valer, mesmo sabendo que em nosso amor não haja o retorno. Mas o importante é que amamos.
    Aí entra um comportamento de certas pessoas que não amam. Não amar significa não viver. Não ter sentimento. Viver como ervas daninhas dentro da sociedade.
    Então, viva o escritor! Salve a nossa escritora Lou! Uma mulher firme e com idéias verídicas e palpáveis de uma matéria interessante: —, a filosofia.
    Parabéns querida, pelos seus belos textos! Pois então, escreva sempre. Eu, principalmente gosto muito de ler você!

    ResponderExcluir
  4. Lindo poema. Amanha sera um novo dia.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  5. Lou, perfeito! Dilema filosófico e ideológico. Preciso dizer que a tua presença cotidiana, por e-mail e através dos blogues (que estou acompanhando assiduamente) é um dos mais inquietantes, provocadores e, portanto, estimulantes, acontecimentos recentes da minha jornada na blogsfera.

    ResponderExcluir
  6. otimo texto, ótimos questionamentos, tudo deslumbrante.

    http://terza-rima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Tornei a ler... Tornei a gostar...
    Tua escrita perdura perdura perdura...
    Perfura a emoção

    ResponderExcluir

Deixa sua SEMENTE aí... Obrigada! BEIJOS!