" (...)
Cantando amor, os poetas na noite
Repensam a tarefa de pensar o mundo.
E podeis crer que há muito mais vigor
No lirismo aparente
No amante Fazedor da palavra

Do que na mão que esmaga."

Hilda Hilst

Se gostou, volte sempre!!!!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SEMIOSE E CINEMA











Para a Filosofia da Linguagem, a linguagem está muito além da fala. Então, a SEMIOSE fundada por Charles Sander Peirce em fins do Séc. XIX dedica-se a estudar os Signos que compõem a linguagem assentados no tripé: significante, significado e objeto. Isto é, todo conhecimento produz uma interpretação acerca de si mesmo e isso depende de como é apreendido pelo receptor da informação.
Então, a comunicação depende estreitamente de três fenômenos que precisam atuar simultaneamente: o objeto que se quer conhecer; quem está passando a informação e, por fim, quem irá receber essa informação,inferindo a sua interpretação.

Para compreender um pouco mais sobre essa questão, visitei a página no orkut do meu amigo, o professor e Filósofo Clínico Márcio Andrade, em que ele faz uma relação bastante interessante entre Semiologia e Cinema. Como somos capazes de nos comunicar em sociedade de uma forma muito mais abrangente do que utilizando apenas a palavra escrita ou falada.

Pedi permissão a ele para apresentar a todos vcs essa relação dos Signos de Linguagem com o Cinema através de alguns exemplos que encontrei em seu belo catálogo de filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa sua SEMENTE aí... Obrigada! BEIJOS!