" (...)
Cantando amor, os poetas na noite
Repensam a tarefa de pensar o mundo.
E podeis crer que há muito mais vigor
No lirismo aparente
No amante Fazedor da palavra

Do que na mão que esmaga."

Hilda Hilst

Se gostou, volte sempre!!!!

quarta-feira, 31 de março de 2010

A AYAHUASCA (DAIME): UM RITUAL ANCESTRAL NO BANCO DOS RÉUS






Entrem no link do título e vejam como a imprensa está apresentando a AYAHUASCA ao público. Como sempre, o sensacionalismo impera e a verdade fica um tanto obliterada pelos interesses mercadológicos de se venderem mais exemplares de revistas e jornais.

Há um certo tempo, um grande amigo, consumidor assumido de CANNABIS, disse-me: "eu não me contamino com a maconha; é a maconha que se contamina comigo".

Penso que com a ayahuasca ocorre mais ou menos a mesma coisa. As pessoas é que, ao tomarem o chá, levam suas insatisfações, agressividades, neuroses, conflitos existenciais, medos, temores, ansiedades, angústias, raiva...o que faz com que ao expandir a percepção, acabam também expandindo os aspectos negativos da própria personalidade que de alguma forma já estava doente antes de se ingerir o psicotrópico.

Por isso, considero de suma importância que haja uma "preparação prévia" antes do uso de qualquer psicotrópico. A pessoa precisa ter a consciência que deve estar emocional e espiritualmente preparada para tal "viagem" a esse extraordinário universo da percepção sensorial, psíquica, intelectual e emotiva; sem necessariamente haver uma conotação religiosa, mas considero imprescindível o acompanhamento por um profissional que tenha conhecimento sobre tais experimentações e as implicações disso.

Nesse caso, o acompanhamento de um terapeuta que trabalha e pesquisa essas experiências subjetivas há um certo tempo torna-se necessário e relevante para que as mesmas alcancem o seu objetivo que é o da expansão da percepção do mundo, da vida e de nós mesmos, amparados pelo princípio da UNICIDADE. Sem tal orientação, há, sim, o risco da pessoa se perder nesse emaranhado de sensações e percepções.

Seja em um contexto religioso ou "entre parênteses", é necessário o respaldo dado por um profissional qualificado e com bagagem suficente para isso.


Procurem mais informações a respeito dessas PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS, seja em sites oficiais do DAIME ou da Ayahuasca entre parênteses, mas não deixem que a imprensa sensacionalista e tendenciosa impeça a busca de conhecimento e novas experimentações subjetivas. Considero bastante importante toda forma de conhecimento, até aquelas que nos deixam com certo receio. Como disse para mim, certa vez, o somaterapeuta Rui Takeguma, criador da Somaiê e veemente defensor da PES-AYA: "Eu sinto medo, ás vezes; mas procuro não ter medo do medo."

É necessário ter essa consciência e postura diante de qualquer experiência desconhecida, principalmente, quando trata-se de algo tão contundente e absoluto, como é a experiência com a ayahuasca.

Lou

Um comentário:

  1. E sempre a droga da mídia pra interferir, né? Nunca falaram direito sobre o tema, no caso, a tal droga, aí quando abordam, só jogam praga em cima da coisa.

    Mas enfim, eu escrevi ontem um post sobre o Glauco, o cartunista, e falei sobre a morte dele e a causa dessa morte e blábláblá. (Irei postar no blog Nostálgico, segunda-feira.) Eu li a reportagem sobre isso na revista Época, e (querendo dizer um baita palavrão agora, mas não vou poluir a sua página de comentários..) como deu indícios que a total culpa não foi do assassino, e, sim, da droga que fez com que ele cometesse o crime.

    Eu leio a Época, sim, mas desconfio muito das suas matérias. Na verdade, eu sempre desconfio de tudo que eu leio, mas tudo bem. E, voltando.. Em toda a matéria fez jus de que a droga NÃO PRESTA. Aí a criatura sem mente aberta quando lê esse tipo de coisa, acha um absurdo essas drogas existirem, mas só por terem lido "por cima" acham que sabem de tudo. Mas não é bem assim! Só porque leram o que a tal revista disse, ficam só naquilo mesmo. Não têm o interesse de pesquisar o que REALMENTE é mesmo a tal religião e afins.

    Aí, consequentemente, a religião não vai mais ganhar "seguidores" por causa da grande influência que a mídia tem dos fatos. Ou não, claro. Mas provável que muitas pessoas, depois do ocorrido, vão olhar com uma cara torta pra ti se tu disser que for a favor e tal, ou se for adepto ao culto.

    Enfim, isso me revolta.

    Beijão, bom ter lembrado isso aqui no blog!

    ResponderExcluir

Deixa sua SEMENTE aí... Obrigada! BEIJOS!